Casos de Estudo – Redução de Gastos em TI e Telecom
Utilizamos diversas estratégias para aplicar em nossos clientes para obter real de sucesso de redução de custos em Telecom.
Apresentamos aqui casos reais de nossos clientes para estudo de redução de custos.
A AMBEV (atual INBEV) em mais de 30 sites em um total de 7.000 ramais no Brasil e, em breve, nas Américas e Europa, utilizou tarifas superiores às cobradas pelas Operadoras, justificando isto pelo custo de aquisição e manutenção dos PABXs e redes, institui uma política bastante restritiva, implantando por site e obteve resultados de até 70% de redução.
A TV Globo em sua sede administrativa, com 3.000 ramais aproximadamente, após meticuloso planejamento de implantação, aplicou uma política de gradual de implantação (por Diretoria) e de rigidez gerencial seletiva, por exemplo, para o Departamento de Jornalismo não havia limite estabelecido nem corte de ramal ou senha, mas para o Departamento de Produção havia. Em contra partida, utilizando as informações de tráfego fornecidas pelo SGPC, aplicou uma política muita agressiva de negociações com as Operadoras. O resultado foi que em janeiro de 2002 gastou R$300.000,00 com a fatura das Operadoras e em março de 2004 estava gastando R$100.000,00.
A IBM (7.000 ramais, aproximadamente, em 9 sites) decidiu-se por, apenas, enviar relatórios onde nem mesmo constava a meta orçamentária de cada usuário, aplicando uma política de responsabilização quanto às chamadas particulares, o resultado foi que gastava com as chamadas telefônicas R$400.000,00 em dezembro de 2002 e, continua hoje, gastando os mesmos R$400.000,00, teve, apenas, o ganho da inflação no entorno de 25%.
A Sulamérica também aplicou restritiva, sem uma divulgação adequada dos objetivos de projeto, foram conseguidos resultados expressivos, vide gráfico abaixo, mas foi necessário o treinamento dos usuários para um melhor entendimento dos objetivos e do uso da ferramenta pelos Gerentes.
Na Porto Seguro, por três anos, realizamos as verificações das faturas das operadoras que prestam serviços de telecomunicações para a Porto e os resultados foram:
- Cerca de R$230.000.000,00 de faturas apresentadas e pagas;
- R$21.000.000,00 recuperados de cobranças indevidas.
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